Uma das técnicas inovadoras de remediação é a lavagem do solo, conhecida como soil flushing. O objetivo dessa técnica de remediação é melhorar a solubilidade ou a mobilidade dos contaminantes, acelerando o processo de remediação.
A Hidrosuprimentos, em seu papel histórico de vanguarda na produção nacional de tecnologias para o meio ambiente, apresenta o surfactante HS-Flushing.
O HS-Flushing é um produto desenvolvido para ser utilizado como um tensoativo natural na remoção de hidrocarbonetos em solos contaminados. O HS-Flushing é um surfactante natural, tensoativo biodegradável produzido à partir de fontes naturais de baixa toxicidade, que substitui os solventes, tensoativos derivados de petróleo, e os alcalinos, à base de água.
A composição do HS-Flushing é uma mistura formulada de terpenos P cítricos, originados da laranja, que o tornam um tensoativo aniônico. Produto com constante dielétrica alta, é recomendado para injeção nas primeiras fases da remediação de solos contaminados. Por ser um tensoativo natural, possui uma alta performance na remoção de hidrocarbonetos do solo. A sua aplicação deve seguir a determinação do seu projeto de remediação da área por um responsável técnico. Este surfactante pode ser
diluído em até (1:200).
A técnica de remediação soil-flushing deverá ser sempre aplicada em conjunto com outra técnica de remediação, como: MPE, Pump&Treat e Barreira Hidráulica. O surfactante HS-Flushing, quando injetado no solo contaminado solubilizará o contaminante que deverá ser extraído para tratamento. A Hidrosuprimentos não recomenda a aplicação do HS-Flushing sem um método para contenção, pois isso causaria uma diluição da pluma de contaminação, espalhando o contaminante. Essa aplicação deverá ser realizada sempre por um responsável técnico devidamente habilitado.
Vantagens: